Menu fechado

IMPOSTO SOBRE PRESENTE DO DIA DOS NAMORADOS PODE CHEGAR A 70%

A maior carga tributária incide sobre o item “Maquiagem Importada” (69,53%), já a “Maquiagem Nacional” (51,41%)

Ainda não comprou o presente do Dia dos Namorados comemorado nesta terça-feira (12)? Se está considerando presentear com maquiagem, joia ou comprar uma champanhe para comemorar a data, repense, porque esses produtos são os campeões de imposto neste época, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, encomendado pela Facesp (Federação das Associações Comerciais Estado São Paulo).

A maior carga tributária incide sobre o item “Maquiagem Importada” com 69,53%, já a “Maquiagem Nacional” tem 51,41% e “Joia”, 50,44. O tradicional “Champanhe” tem 59,49%. Outros produtos da lista são malhas, camisa e jaqueta (34,67%), bota (36,17%), calça jeans (38,53%), tênis (44%) e óculos de sol (44,18). Apostar em uma viagem romântica significa pagar 36,28% em tributos, sendo que só a hospedagem em hotel tem carga de 29,56%.

O mesmo levantamento mostra que, na outra ponta, livros e flores são os presentes típicos do Dia dos Namorados com a menor cargar tributária. A carga tributária do livro é de 15,52%, já sobre as flores a carga é de 17,71%.

Segundo a advogada tributarista, Franciany de Paula, isso sempre acontece próximo a datas festivas por conta da grande procura aos itens. “A progressividade de alíquotas sobre alguns tributos que recaem sobre o consumo decorrem da seletividade em razão da essencialidade do produto tributado, bem como pela extrafiscalidade tributária que regula o consumo dos importados em benefício do mercado nacional”

FONTE: https://goo.gl/o4S4nN

Acesse nosso conteúdo exclusivo:


Saiba mais sobre como o Direito Tributário pode ajudar sua empresa. Ir para conteúdo exclusivo ➜