Menu fechado

Imposto sobre presente do Dia dos Namorados pode chegar a 70%

Ainda não comprou o presente do Dia dos Namorados comemorado nesta terça-feira (12)? Se está considerando presentear com maquiagem, joia ou comprar uma champanhe para comemorar a data, repense, porque esses produtos são os campeões de imposto neste época, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, encomendado pela Facesp (Federação das Associações Comerciais Estado São Paulo).  

A maior carga tributária incide sobre o item”Maquiagem Importada” com 69,53%, já a “maquiagem Nacional” tem 51,41% e “Joia”, 50,44. O tradicional “Champanhe” tem 59,49%. Outros produtos da lista são malhas, camisa e jaqueta (34,67%), bota (36,17%), calça jeans (38,53%), tênis (44%) e óculos de sol (44,18). Apostar em uma viagem romântica significa pagar 36,28% em tributos, sendo que só a hospedagem em hotel tem carga de 29,56%.  

O mesmo levantamento mostra que, na outra ponta, livros e flores são os presentes típicos do Dia dos Namorados com a menor cargar tributária. A carga tributária do livro é de 15,52%, já sobre as flores a carga é de 17,71%.  

“O levantamento mostra que há opções que pesam menos no bolso”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).  

Para quem valoriza uma boa gastronomia, um jantar em restaurante deve despender 32,31% de tributos. No caso do vinho nacional ou importado vão desembolsar 54,73% e 69,73% de impostos, respectivamente.  

Com grande parte do preço desses produtos formada por impostos, comprar um presente no Dia dos Namorados pode pesar no bolso em tempos de instabilidade econômica. “Os tributos no Brasil incidem fortemente sobre o consumo. Isso impacta principalmente os consumidores de menor poder aquisitivo. Só por meio de uma reforma tributária poderemos rever isso”, Adriana Flosi, presidente da ACIC.  

Acesse nosso conteúdo exclusivo:


Saiba mais sobre como o Direito Tributário pode ajudar sua empresa. Ir para conteúdo exclusivo ➜